QUESTÃO 09)

Próximo ao final do jogo A1 comete sua quinta falta e deixa o jogo. A equipe A pode continuar o jogo com somente 4 jogadores, pois eles não possuem mais substitutos disponíveis. Como a equipe B está vincendo por mais de 15 pontos, o técnico de B demostra fair play e quer continuar jogando também com 4 jogadores.

Decisão:

A solicitação do técnico de B para jogar com menos de 5 jogadores deverá ser negada. Enquanto uma equipe possuir jogadores disponíveis, 5 jogadores deverão estar na quadra de jogo.

(   ) VERDADEIRO                                (   ) FALSO

QUESTÃO 10)

O apontador deverá também:

Decisão:

  • Indicar o número de falta cometidas por cada jogador, elevando, de maneira visível a ambos os técnicos, a placa com o número de falta cometidas por cada jogador.
  • Posicionar o marcador das faltas de equipe na mesa de controle, no canto mais próximo ao banco da equipe em situação de penalidades de falta coletivas, quando a bola torna-se viva em seguida a quarta falta coletiva de um período.
  • Efetuar substituições.
  • Soar seu apito somente quando a bola se torna morta e antes da bola tornar-se viva novamente. O som deste sinal não para o crônometro ou o jogo, nem faz com a bola tornar-se morta.

(   ) VERDADEIRO                                     (   ) FALSO

QUESTÃO 11)

A1 dribla a bola na sua zona de defesa por 4 segundos quando começa uma briga. Os substitutos A7 e B9 são desqualificados por entrar na quadra de jogo. As penalidades iguais cancelam-se e o jogo recomeça com reposição da bola no prolongamento da linha central oposto a mês ados oficiais, por A2. Este passa a bola a A3 na sua zona de defesa.

Decisão:

A equipe A dispõe de 4 segundos para passar a bola a sua zona de ataque.

 (   ) VERDADEIRO                                                 (   ) FALSO

 QUESTÃO 12)

Com 2:09 no crônometro de jogo no 4º período, o técnico da equipe A solicita seu 1º tempo debitado na segunda metade do jogo, enquanto a partida está ocorrendo, com 1:58 no crônometro de jogo, a bola vai para fora da quadra e o crônometro de jogo é paralisado. O tempo debitado pela equipe A é concedido agora.

Decisão:

O apontador deverá marcar duas linhas horizontais na sumula, no primeiro quadrado da equipe A, visto que o tempo debitado foi concedido com 1:58 no 4º período. O tempo debitado será registrado no segundo quadrado e a equipe A terá somente mais um tempo debitado restante.

(   ) VERDADEIRO                                                                       (   ) FALSO