Seleção Feminina_Armadoras_Taina_DRICA_DEB_GDE

Adrianinha, Débora e Tainá são as responsáveis pela organização da equipe brasileira

São José dos Campos, SP – Sob o comando do treinador Luiz Augusto Zanon e do assistente técnico Cristiano Cedra, a Seleção Brasileira Adulta Feminina iniciou, nesta segunda-feira (dia 15), a última semana de treinamentos no ginásio do ADC General Motors (Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama), em São José dos Campos (SP). A equipe nacional embarca no próximo sábado (20) para a disputa do 17º Campeonato Mundial da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro.

No comando da armação da Seleção Brasileira estão Adrianinha Moisés, Tainá Paixão e Débora Costa. As três atletas são as responsáveis pela organização da equipe e uma espécie de técnicos dentro da quadra. Titular do trio, Adrianinha, de 35 anos e 1,65m, é a mais velha e experiente do grupo e falou sobre o legado que deixa na posição.

“É uma honra passar a minha posição para meninas com tanto potencial. Eu também aprendo muito com a juventude delas. Procuro passar a seriedade dos treinamentos, a valorização que devemos ter em usar a camisa da seleção e a importância de estar representando uma nação. O principal que converso com elas é essa oportunidade que estão tendo e que eu também tive quando comecei na seleção. É o primeiro passo de uma nova geração, pois são elas que vão ocupar esse lugar nos próximos anos”, analisou Adrianinha. 

Débora, 23 anos e 1,64m, e Tainá, de 22 anos e 1,71m, são as substitutas de Adrianinha que ocupa a vaga de titular absoluta na posição.

“É muito bom ser armadora e ter a responsabilidade de comandar a Seleção Brasileira. Estou adorando jogar com elas e a Adrianinha me ajuda muito. Estou tendo um crescimento e aprendizado individual que levarei comigo para o resto da minha carreira”, afirmou Débora. 

“A Adrianinha é uma grande companheira e sempre tenta nos ajudar. Para mim ela é a melhor do Brasil, então é com ela que temos que treinar e aprender. Ela é sempre muito atenciosa e companheira. Nos treinos procuro marcá-la para ter essa preparação também. Ela nos ajuda muito conversando e mostrando as movimentações em quadra”, destacou Tainá, que atua no América Basquete Recife (PE).

As armadoras estão sendo as responsáveis em passar para as pivôs Érika de Souza, Damiris Dantas e Nádia Colhado, que se juntaram ao grupo apenas nesta última fase, as jogadas táticas que foram ensinadas pelo treinador Zanon.

“É muito bom poder fazer esse papel para meninas que possuem a experiência delas. É gratificante. Eu tento passar tudo o que sei, auxiliar nas jogadas, corrigir alguma coisa quando precisa e principalmente aprender com todas elas. As meninas estão bastante abertas e isso me ajuda na comunicação. Esse processo facilitou a adaptação das que chegaram e também no entrosamento que estamos ganhando a cada dia”, pontuou Débora, que defende a equipe do São José Desportivo (SP). 

Seleção treina com 13 jogadoras

A comissão técnica liberou dos treinos em São José dos Campos (SP) a atleta Vanessa Gonçalves, a Sassá, do Basketball Santo André (SP). A ala-pivô sofreu uma entorse no joelho esquerdo e seguirá com o tratamento na cidade do ABC Paulista. A definição das 12 jogadoras que irão defender o Brasil no Mundial da Turquia acontece nesta terça-feira (16), na parte da tarde

Campeonato Mundial da Turquia

O Brasil está no grupo “A” do Mundial, com sede em Ancara, e terá como adversários na primeira fase: a República Tcheca (27), Espanha (28) e Japão (30). Nas oitavas de final, o Brasil poderá enfrentar um dos quatro primeiros colocados na chave “B”: Canadá, França, Moçambique ou Turquia. O grupo “C” é formado por Austrália, Cuba, Bielorrússia e Coréia. E no “D” estão Angola, China, Estados Unidos (atual campeão olímpico e mundial) e Sérvia.

Confira fotos do treino realizado na última semana em São José dos Campos SELEÇÃO ADULTA FEMININACrédito: Wagner Carmo/InovaFoto

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade


Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE) – SP
Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP) – RJ
Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA) – SP
Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Fabiana Caetano de Souza – Pivô – 23 anos – 1,92m – São José Desportivo (SP) – SP
Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,78m – Basketball Santo André (SP) – SP
Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,81m – São José Desportivo (SP) – RJ
Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,94m – Atlanta Dream (EUA) – PR
Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 23 anos – 1,75m – São José Desportivo (SP) – SP
Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,71m – América Basquete Recife (PE) – SP
Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,80m – América Basquete Recife (PE) – SP
Média de Idade: 21,3 anos / Média de Altura: 1,80m

Comissão Técnica

Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Julio Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli

Programação dos Treinos
Local: Ginásio do ADC General Motors 
Endereço: Avenida General Motors, 1959 – Jardim Motorama – São José dos Campos (SP)

Segunda-Feira (dia 15 de setembro)
09h00 – Academia
10h00 / 12h00 – Treino 
17h30 / 19h30 – Treino 

Terça-feira (dia 16 de setembro)
08h30 – Treino Físico
09h00 / 11h00 – Treino
16h00 / 18h00 – Treino
18h00 – Imersão

Quarta-feira (dia 17 de setembro)
09h00 – Academia
10h00 / 12h00 – Treino
17h30 / 19h30 – Treino

Quinta-feira (dia 18 de setembro)
08h30 – Treino Físico
09h00 / 11h00 – Treino

Sexta-feira (dia 19 de setembro)
Folga 

Sábado (dia 20 de setembro)
O embarque para a Turquia está marcado para às 16h45 de Brasília, no voo da Lufthansa (LH 505), no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.