O que aconteceu:

Dentre da área restritiva da quadra de ataque da equipe verde, os jogadores 25V (verde) e 16B (branco) lutam para posição, no momento que o jogador 1V (verde) para de driblar e arremessa da área de campo de três pontos.

O Árbitro Líder apita uma falta na área restritiva, vai para a mesa, credita pela equipe verde a cesta de três pontos, e atribui a falta.

O jogo é reiniciado com uma reposição da bola pela equipe verde da linha final da quadra de ataque e com um novo período de 24 segundos.

 Vamos analisar.

 

 

Jogadores:

No vídeo, e demais no replay da ação com vista de abaixo e com auxilio da visão “quadro a quadro´´, vemos que, na luta para a posição dentro da área restritiva, o contato causado por o jogador 16B, com sua mão esquerda no adversário 25V, começa quando 1V ainda está driblando, mas termina quando o mesmo (1V)  inicia o movimento do arremesso, e os dois jogadores (25V e 16B) se voltam para disputar o possível rebote ofensivo.

Na realidade o contato acontecido não cria danos (técnicos ou físicos) sendo irrelevante da ação de 1 contra 1 do jogador 1V.

Regra:

Quando um jogador defensor comete uma falta sobre de qualquer adversário enquanto um atacante está já no ato do arremesso e termina a sua ação com um movimento contínuo, com o apito do Árbitro a bola não se torna morta, e a cesta deve ser creditada e a falta sancionada (LdR 10.4).

Detalhes:

O jogo é reiniciado com uma reposição da bola pela equipe verde da linha final da quadra de ataque, deve-se intender que a falta foi cometida pelo jogador 16B   (LdR 34.2.1) e que a equipe branca ainda não estava na penalidade por falta da equipe (quinta falta coletiva) do período.

Árbitros:

O Árbitro Líder, que está um pouco atrasado na rotação, está seguindo, cuidadosamente, o movimento dos pivôs (25V e 16B) dentre da área restritiva (retângulo 5) e por isso não pode ver a bola e o desenvolvimento do jogo.

Sua chamada de falta é atrasada e, infelizmente, acontece quando acabou o contato entre 25V e 16B, e o jogador 1V já teve começado o arremesso.

O Árbitro Líder, vai para a mesa, toma contato visual com o Árbitro Seguidor e, depois de uma rápida conversa com ele, valida a cesta de três pontos executado a sinalização estabelecidas das Regras.

Indo para a mesa o Árbitro (Líder) volta sua cabeça para conferir o jogador a ser penalizado, mas começa sua sinalização mostrando um “2´´ (dorso) e no vídeo não da para saber se ele segue com o 5 (palma). Por certo ele corregerá o próprio erro (fora das imagens do vídeo) atribuindo a falta pelo 16B visto que a reposição da bola será pela equipe verde.

Oficiais de mesa:

No momento que a bola cai na cesta (LdR 50) o operador do aparelho 14/24 segundos para e reajusta o aparelho para 24 segundos. Quando o Árbitro apitou a falta o visor marcava 11 segundos.

No reinicio do jogo (reposição da bola para equipe verde) o aparelho 14/24 segundos deveria ser reajustado para 14 segundos (LdR 50.5 + Interpretações FIBA 29/50-28 item a).

Isso não aconteceu e o jogo foi reiniciado com um novo período de 24 segundos pela equipe verde: erro da Equipe de Arbitragem.

Orientações:

No vídeo que vimos e analisamos foi chamada nossa atenção sobre mais Regras do jogo e de princípios da Mecânica de Arbitragem.

Árbitro Líder: se, observando o jogo na sua área de responsabilidade primaria, tinha percebido (ver) também o que estava acontecendo do lado forte (lado da bola) ele, talvez, tivesse evitado um apito para uma ação de contato bastante suave.

Mecânica de Arbitragem: na ação de jogo, pela posição inicial dos jogadores e da bola, seria estado melhor antecipar a rotação a fim de ter uma melhor visão do jogo dos pivôs e também uma consciência (segundaria) sobre o arremesso.

Operador do aparelho 14/24 segundos: Quando uma falta é apitada com a bola no ar, é sempre oportuno parar o aparelho sem reajustar o tempo (congelar), de modo a ser livre para fazer qualquer operação de reajuste que seja correta para a nova ação de ataque.

Finalmente completamos o treino com outra pregunta e resposta sempre referente a Regra de 14/24 segundos.

Como foi dito o jogo deveria ter reiniciado por meio de uma reposição da bola pela equipe verde da linha final da quadra de ataque e com um período de 14 segundos.

Mas quantos segundos teria a equipe verde para concluir a nova ação se no arremesso do jogador 1V a bola:

  1. Havia tocado o aro sem ficar nele?
  2. Não tinha tocado o aro, mas apenas a tabela?
  3. Não tinha tocado nada batendo no piso da quadra de jogo eo fora dela?

As respostas estão no Livro das Interpretações FIBA (29/50-28 e 29/50-29):

  • Se no visor do aparelho 14/24 segundos estão indicados 14 segundos ou menos (caso do vídeo) a equipe no ataque estará com 14 segundos disponíveis.
  • Se no visor do aparelho 14/24 segundos estão indicados mais de 14 segundos
    1. Se a bola cai na cesta o ataque terá 14 segundos.
    2. Em todos os outros casos, ele terá 24 segundos.

 

Conclusões:

 

Vídeo, analise técnica e comentário foram de suo interesse?

Espero que sim, assim  que você continue se treinar com o próximo Vídeo Questionário.

 

Ainda uma vez peço desculpa para eventuais erros no Português, mas, como dito,  estou me treinando igualmente …..

 

Obrigado pela atenção!!

 

Antonio Bozza

(Istrutor de Arbitragem)