Prefacio do Vídeo:

O Livros da Regras (Regulamento Técnico do jogo do Basquetebol) define quando um jogador pode iniciar um drible, e como ele pode mover seus pés quando está driblando.

O Basquetebol é um jogo de contatos rápidos dentre espaços confinados, assim que pode acontecer um jogador cair ou escorregar enquanto está com a bola na mão, ou tenta levá-la.

O que aconteceu:

O jogador 15 azul escorrega enquanto ele tenta pegar a bola passada de um companheiro de equipe.

Quando assume a posse da bola ele está com o joelho direito e pé esquerdo em contato com a quadra de jogo.

L ‘árbitro (Líder) apita e atribui uma violação de andar (passos).

Pergunta:  

Você concordou com a decisão do Árbitro?

Para responder de forma certa precisa saber

O que está escrito no Livro das Regras:

O princípio básico é: aquele que se move com a bola na mão está com a vantagem de controlar o jogo sendo o único jogador que há possibilidade de marcar pontos.

As regras tendem a proteger os jogadores pelos eventos ou fatos acidentais e não desejados, tais como uma escorregada ou uma queda.

Procurando no Livro das Regras encontramos que

  1. Um jogador não comete  uma violação quando ele cai e/ou  escorrega no chão da quadra de jogo, segurando a bola, ou se ele adquire o controle da bola enquanto está deitado ou sentado na quadra de jogo. (LdR Art. 25.2.3);
  2. Um jogador comete uma violação se, uma vez que ele está deitado ou sentado na quadra de jogo, rola ou tenta levantar-se enquanto segura a bola (LdR Art. 25.2.3).
  3. Durante o jogo, a bola é jogada apenas com a/s mão/s e pode ser passada, jogada, desviada, enrolada ou driblada em qualquer direção (LdR Art. 13.1)

Conclusão:

A ação mostrada no vídeo é legal!!!!

Infelizmente a decisão do Árbitro foi errada.

Claro que pode acontecer que, na emoção e na luta competitiva do jogo, instintivamente sai um apito: mas no caso do vídeo isso não pode ser uma justificativa porque ele teve todo o tempo necessário para ver e analisar o que estava acontecendo, e muito provavelmente se ele estava com o justo  conhecimento da regra não errava.

Dicas e orientações para os Árbitros:

Um Árbitro, bem preparado e treinado, sabe que para avaliar adequadamente quando  um  jogador comete, o não, violação de andar, deve focar:

  • A posse da bola;
  • Eventuais dribles ou enrolamentos da bola executados do jogador para ele assumir ou manter a posse da bola (LdR 13.1 – 14.1.1. –  24.1.4);
  • O ponto de contato do jogador com a quadra de jogo.

Finalmente vale a pena lembrar que no caso de um jogador deitado ou sentado no chão da quadra de jogo não existe pê de pivô, assim como nenhuma outra parte do corpo pode ser considerada pivô.

Obrigado pela atenção!

Antonio Bozza (Instrutor de Arbitragem)